e-Social é desafio para empresas

e-Social: O novo sistema do Governo Federal gera custos para as empresas, porém promete facilitar o dia a dia e dar mais segurança ao trabalhador

Tornou-se obrigatório que parte das empresas que empregam cerca de um terço do total de trabalhadores brasileiros, enviem informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas para o Governo através do sistema Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social).

Conheça o sistema

O e-Social foi implantado com o objetivo de integrar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas em um único portal no qual serão informados digitalmente os dados referentes aos empregados. Dessa forma, o todo o processo é simplificado, unificado e padronizado, para dar mais agilidade ao setor de contabilidade e gestão de recursos humanos das empresas.
Na contramão da adoção do sistema está uma questão que preocupa muitos empresários. Conseguir “rodar” o e-Social na empresa gerará custos em equipamento e treinamento de colaboradores. Apesar disso, a multa sobre o não cumprimento da nova regra é ainda mais dispendiosa: as empresas que descumprirem o envio de informações pelo eSocial estarão sujeitas a penalidades e multa que começam em R$ 1,5 mil e vão acumulando conforme a quantidade de informações faltantes.

Confira o que será unificado no e-Social Empresas

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho para registrar em um único portal as seguintes obrigações:

– GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
– CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT
– LRE – Livro de Registro de Empregados
– CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
– CD – Comunicação de Dispensa
– CTPS – Registro Digital
– PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
– DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
– DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
– QHT – Quadro de Horário de Trabalho
– MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
– Folha de pagamento
– GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
– GPS – Guia da Previdência Social

Compartilhe